PABX IP

Telefonia Básica

Antes de falarmos a respeito do PABX IP é importante reafirmarmos alguns conceitos de telefonia básica.
Um PABX nada mais é que uma Central Automática de Comutação Privada, ou seja, através de um equipamento é possível realizar interconexão automática de telefonia interna.

O principal objetivo dos PABX antigos era conectar a rede de telefones internos da empresa (ramais) a rede de telefonia externa, chamada de PSTN (Rede de Telefonia Pública Comutada) através da(s) linha(s) tronco.

Além da função principal, ao longo do tempo o PABX passou a oferecer funcionalidades que ajudam a organizar os processos de atendimento telefônico da empresa, como: URA (unidade de resposta audível), fila de atendimento de ramais, música de espera, dentre outros.

Tipos de PABX

Atualmente existem 4 tipos de PABX, sendo: Analógico, Digital, Híbrido e PABX Virtual ou IP.

O PABX Analógico é o mais antigo e depende de mão de obra especializada para fazer as configurações e manutenções necessárias.

Esse equipamento recebe as linhas através do cabeamento par trançado, sendo entregue pelas operadoras de telefonia.

-Cabo-de-telefone-gato-3-de-50-pares-
Par trançado
PABX_blog
PABX Analógico

 

 

 

 

 

 

PABX Digital

Esse PABX se diferencia do analógico pela transmissão das linhas telefônicas através de E1 (padrão de linha digital Europeu), que através de um cabo coaxial permite que as empresas recebam 30 linhas telefônicas de 2Mbps, 64Kps por linha. Tem como destaque a qualidade do sinal e a utilização de DDR (Discagem Direta a Ramal).

digistar-central-pabx-xip-270
PABX Digital

 

E1
Cabo Coaxial E1

 

 

 

 

 

PABX IP ou Virtual

O PABX IP é um software que executa as funcionalidades de um PABX convencional, porém com maior agilidade de configuração, pois a manutenção do sistema pode ser feito por técnicos remotos.
Essa aplicação pode ser instalada em qualquer servidor e na maioria das tecnologias não existe a necessidade de licenciamento, pois utilizam sistema operacional Linux.

O software pode ser instalado em um servidor local(dentro da empresa) ou Cloud (PABX Virtual).

Atualmente existem empresas que oferecem o PABX Cloud na modalidade SaaS (software como serviço), onde o cliente paga apenas pelas funcionalidades do PABX que vai utilizar. Caso a empresa necessite apenas dos ramais e URA, pagará enquanto utilizar os serviços com suporte técnico e infra estrutura incluso.

Algumas empresas ainda resistem em implantar o PABX IP por falta de informação dos benefícios, inclusive de custo.

 

PABX
Acesso das Funcionalidades Web
tronco-pabx-ip
Painel de Configuração de Ramal – PABX Virtual

 

Abaixo relaciono algumas funcionalidades que pesam a favor do PABX IP e Virtual, como:

Gravação de Chamadas 
Muitas empresas e callcenters precisam da funcionalidade de gravação de chamadas e o PABX IP tem a função nativa. Quando falamos em PBX Asterisk ou FreeSwitch (tecnologias de pabx free), existe a dificuldade na configuração e também na extração do arquivo de áudio. No entanto, existem algumas soluções no mercado, com painel web que facilitam a configuração e administração do PABX.

PABX Virtual SIPTEK

Chamadas Gratuitas entre Sites
Para empresas que possuem filiais, o PABX IP traz grande redução de custo pois permite realizar chamadas gratuitas entre as unidades da empresa.

Extrato de Chamadas Online
A maioria dos sistemas de PABX Virtual possuem o extrato de chamadas online. Esse relatório permite realizar a gestão de grupos de ramais(departamentos) e controle de minutagem por ramal(funcionário).

PABX Híbrido

Aceita troncos analógicos, digitais e SIP. Consegue convergir as funções dos 3 tipos de PABX em um único equipamento, no entanto, tem alto custo e exige técnico especializado para realizar as configurações.

Porque utilizar PABX Virtual

Algumas empresas ainda resistem em implantar o PABX IP por falta de informação dos benefícios ou por problemas relacionados a infra estrutura.

Abaixo algumas funcionalidades do PABX IP:

1) Gravação de Chamadas
Muitas empresas e callcenters precisão da funcionalidade de gravação de chamadas e o PABXIP tem a função nativa. Quando falamos em PBX Asterisk, existe a dificuldade na configuração do PABX IP e também para extrair o arquivo de audio. No entanto existem algumas soluções no mercado, com painel web que facilitam a configuração e administração do PABX.

2) Chamadas Gratuitas entre Sites
Para empresas que possuem filiais, o PABX IP traz grande redução de custo pois permite realizar chamadas gratuitas entre as unidades da empresa.

3) Extrato de Chamadas Online
A maioria dos sistemas de PABX Virtual possuem o extrato de chamadas online. Esse relatório permite realizar a gestão de grupos de ramais(departamentos) e controle de minutagem por ramal(funcionário).

A terceirização dos serviços de PABX através do PABX Virtual já é uma realidade há muitos anos nos países de primeiro mundo e, com certeza, posso afirmar que o Brasil está aderindo tecnologia pelo mercado corporativo e callcenters.

 

Comentários

Comentários